Como submeter seu resumo

Submissão de Trabalhos

ATENÇÃO: O PRAZO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS FOI ESTENDIDO PARA 20/05/2019!

  • Serão aceitos apenas resumos com foco no tema DOR e em língua portuguesa. Tais como estudos voltados para avaliação, diagnóstico ou tratamento da dor
  • Os trabalhos poderão ser inscritos até o dia 20/05/2019
  • A divulgação dos trabalhos aceitos será realizada no dia 01/06/2019 através do site do evento e notificação por e-mail
  • Será aceito apenas 1 (um) trabalho por primeiro autor, o primeiro autor do trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito no evento na ocasião da submissão do trabalho
  • O apresentador do trabalho deverá ser obrigatoriamente o primeiro autor
  • Os resumos deverão ser enviados para o e-mail: labmovdor@outlook.com junto com os seguintes documentos:
  1. Comprovante de inscrição no simpósio IDENTIFICADO
  2. Comprovante de categoria (somente para os alunos de graduação)
  3. Resumo completo segundo as normas descritas logo abaixo
  4. No corpo do email: nome completo do primeiro autor do trabalho, instituição de ensino ao qual está vinculado o trabalho, categoria (graduação, pós-graduação ou pesquisa básica)
  5. No assunto do e-mail por favor, inclua a seguinte descrição: “Submissão de Resumo ao SEMDOR de Fulano de Tal (nome completo do primeiro autor)”

Todos os Resumos aceitos serão, posteriormente, publicados em anais disponibilizados online e publicados na Revista Medicina.

Temas dos trabalhos que serão aceitos no Simpósio:
  1. Pesquisas na área básica relacionados à dor
  2. Pesquisas de neuroimagem relacionados à dor
  3. Estudos enfocando as síndromes dolorosas no geral e que tenham a dor como foco principal
  4. Abordagens no tratamento da dor aguda
  5. Abordagens no tratamento da dor crônica
  6. Intervenções na da dor aguda e crônica
  7. Diagnóstico e avaliação em dor
  8. Educação em dor
  9. Dor nas diferentes fases do desenvolvimento
  10. Estudos metodológicos sobre dor (ex: propriedades de medida de instrumentos de avaliação ou acompanhamento)
  11. Estudos epidemiológicos sobre dor
Normas para submissão de trabalhos 

O resumo deverá conter apenas uma página, em 2 colunas.

O resumo deverá ser dividido em:

  1. Título;
  2. Descrição dos autores e instituição principal a qual o autor principal está vinculado;
  3. Objetivo(s);
  4. Métodos/Procedimentos;
  5. Resultados;
  6. Conclusões (parciais/finais);
  7. Referências

Recomenda-se a utilização do seguinte template para elaboração do resumo:

Template modelo para elaboração do RESUMO

O Resumo deverá estar formato da seguinte forma: 

  1. Tamanho A4 (210x297mm);
  2. Margem superior de 3,3 cm, inferior de 4,2 cm, esquerda de 2,6 cm, direita de 2,6 cm (margens espelho);
  3. Texto em duas colunas, com 9,5 cm cada, com espaçamento de 0,8 cm entre as colunas;
  4. Títulos e subtítulos: 13pt, negrito, centralizado;
  5. Nomes: 11pt, negrito, centralizado;
  6. Instituições de vínculo (Faculdade/Universidade): 10pt, centralizado
  7. Categoria do trabalho (graduação, pós-graduação e pesquisa básica)
  8. E-mail: 10pt, centralizado;
  9. Texto: Justificado, espaçamento simples, fonte Arial 10pt.
  10. Caso houver financiamento, destacar os dados da agência financiadora e número de processo após as referências.
  11. Todas as tabelas devem ser numeradas e estar dentro das margens definidas. Os títulos das tabelas devem ser colocados acima da tabela, centralizados em relação à tabela, utilizando fonte de tamanho 9pt, sem negrito ou itálico.
  12. Todas as figuras devem ser numeradas e estar dentro das margens definidas, podendo ocupar duas colunas. Os títulos das figuras devem ser colocados abaixo da figura, centralizado em relação à figura, utilizando fonte de tamanho 9pt, sem negrito ou itálico.
Como será feito o processo de seleção dos trabalhos?
  1. Trabalhos que não atendam a todas as normas de submissão do simpósio (Inclusive tipo de fonte e tamanho) não serão aceitos;
  2. Os resumos deverão ser encaminhados em formato .doc (Word). Trabalhos em formato pdf não serão aceitos;
  3. Não serão aceitos: revisões simples (narrativas) de literatura, estudos de caso e protocolos de projetos de pesquisa;
  4. Os 15 melhores trabalhos serão aceitos para apresentação oral no Simpósio e os 3 melhores receberão menção honrosa (1 estudo na categoria graduação, 1 estudo na categoria pós-graduação e 1 estudo na categoria pesquisa básica)
  5. Todos os trabalhos, que se enquadrarem nas normas de submissão dos trabalhos, serão avaliados pela comissão científica do simpósio por assessores de acordo com os seguintes critérios:
  • Objetivos: Contextualização e objetivo/justificativa, Fundamentação do objeto da pesquisa/relevância do tema, apresenta o objetivo claramente descrito, apresenta coerência com o tipo de pesquisa realizada
  • Métodos: Apresenta o delineamento do estudo, caracteriza a amostra estudada, apresenta as variáveis/desfecho de estudo, descreve corretamente a análise estatística utilizada
  • Resultados e Conclusão: Os resultados relacionam-se com os objetivos/foram explorados adequadamente? As conclusões são apoiadas nos dados (pesquisa qualitativa) e/ou na análise estatística? Aplicabilidade do estudo para a área é destacada?
  • Complexidade: Ferramentas empregadas/ variáveis coletadas no estudo
  • Originalidade/Inovação: Dimensionamento do estudo/Tipo de estudo/ Grupos envolvidos, tamanho de amostra