Linhas de Pesquisa do LabMovDor

O LabMovDOR desenvolve pesquisas em 3 eixos específicos, com enfoque na temática DOR

Figura ilustrando as linhas de pesquisa do LabMovDOR.

Abordagem junto ao indivíduo com dor crônica musculoesquelética

Nessa linha de pesquisa desenvolvemos projetos sobre procedimentos de avaliação e intervenção nas dores orofaciais (especificamente a Disfunção Temporomandibular) e na dor lombar. Nessa linha de pesquisa nosso foco é entender as condições musculoesqueléticas pela ótica do modelo biopsicossocial. Também temos um interesse especial para o entendimento das alterações da integração sensorial em pacientes com dor crônica. Dor e ilusões é a mais nova linha de pesquisa do LabMovDOR.

Ergonomia e Saúde do Trabalhador

Na área de saúde do trabalhador, o LabMovDor realiza pesquisas voltadas para análise de postos de trabalho envolvendo computador e também pesquisas sobre intervenções e treinamentos com o objetivo de prevenir lesões musculoesqueléticas.

Propriedades de medidas (psicométricas/clinimétricas) de instrumentos de avaliação em Saúde

Essa linha de pesquisa está relacionada às duas linhas de pesquisa maiores – abordagem junto ao indivíduo com dor crônica musculoesquelética e Ergonomia e Saúde do Trabalhador. O objetivo é traduzir, adaptar, validar, testar a confiabilidade, consistência interna e responsividade de instrumentos de avaliação que possam dar suporte para realização de pesquisas nos demais eixos. Consulte na aba “Questionários validados” alguns dos instrumentos que validamos para uso no Brasil.

DOR

A viga mestre do LabMovDOR é o estudo dos fatores que favorecem a persistência e interagem para manter o quadro de dor, bem como as diversas abordagens terapêuticas inovadoras e atuais disponíveis para tratamento da dor. O LabMovDOR também desenvolve pesquisas que buscam investigar a dor e os aspectos relacionados ao trabalho.