Nesse espaço você encontrará na integra os arquivos para os questionários, escalas e ferramentas que a equipe LabMovDOR traduziu e validou transculturalmente para o português brasileiro. Caso tenha interesse em receber os artigos, por favor, entre em contato com a equipe através do e-mail labmovdor@outlook.com
NOSSA POLÍTICA DE USO!!!
Vocês podem utilizar livremente qualquer ferramenta que disponibilizarmos no site, entretanto, pedimos apenas que 2 aspectos sejam respeitados: 1. Ao utilizar os questionários em seus trabalhos, monografias, TCCs, artigos e afins lembre-se apenas de citar a referência do artigo! 2. Não modifique o arquivo que está em anexo – a ferramenta foi validada da maneira como está, se você modificar a ferramenta, você não poderá mencionar que ela foi validada, pois você está criando outra ferramenta.
Fibromyalgia Impact Questionnaire – FIQ-BR
Está ferramenta avalia a incapacidade relacionada à fibromialgia
- Maastricht Upper Extremity Questionnaire – MUEQ-Br (41 itens)
Este questionário avalia a percepção do trabalhador sobre o risco psicossocial e ergonômico no trabalho com computador.
Aqui você terá acesso ao link Pubmed do manuscrito publicado no BMC musculoskeletal Disorders
Click aqui para ter acesso na íntegra ao arquivo doc do Maastricht Upper Extremity Questionnaire
- Profile Fitness Mapping Neck Questionnaire to Brazilian Portuguese (Br-ProFitMap-neck)
Este questionário avalia sintomas e funcionalidade relacionada à dor cervical. A escala de sintomas também avalia a intensidade e a frequência dos sintomas. Diferentemente do Neck Disability Index – que avalia incapacidade relacionada à dor cervical.
Craniofacial Pain and Disability Inventory (CF-PDI/Br)
Este questionário avalia a dor, incapacidade e a frequência de sintomas de dores craniocervicais associadas. o CF-PDI/Br tem três domínios: 1) limitação psicossocial e funcional; 2) Dor e 3) Frequência de outras comorbidades.
Click aqui para ter acesso ao arquivo doc do Craniofacial Pain and Disability Inventory – Br
- Escala Tampa de Cinesiofobia para a Disfunção Temporomandibular (DTM)
Apesar da literatura descrever as escalas da família Tampa como escalas que avaliam cinesiofobia (medo de movimento), na atualidade há grande discussão sobre o construto que de fato é mensurado. Dessa forma, na tentativa de conceituar o construto da Escala Tampa de Cinesiofobia, uma boa definição é de que a escala mensura crenças sobre medo de movimento. A Escala Tampa de Cinesiofobia para DTM tem dois domínios: Evitando atividades e Foco somático.
Click aqui para ter acesso ao arquivo doc da Escala Tampa de Cinesiofobia para DTM
- Rapid Office Strain Assessment (ROSA-Br)
Esse checklist avalia o risco biomecânico relacionado ao mobiliário no ambiente de trabalho no computador. É dividido em 3 seções: Cadeira, Monitor/Telefone e Teclado/Mouse.
Aqui você terá acesso a link sciencedirect to manuscrito publicado no Journal of Applied Ergonomics
Click aqui para ter acesso ao arquivo doc na íntegra do Rapid Office Strain Assessment
Click aqui para ter acesso ao manual que auxilia a aplicar o checklist ROSA-Br